Ninguém emagrece efetivamente sem reorganizar a vida e preparar-se para este evento. Emagrecer e ficar magro é uma condição que exige competência para lidar com a força imposta pela nova imagem corporal adquirida através do tratamento.
Martins – 1994

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Re-Volta do Corpo


Hoje eu quero falar direto com você!
Há quanto tempo seu corpo é um grande problema em sua vida?
Há quanto tempo a comida é um obstáculo a ser vencido?

Quantas vezes imaginou que não conseguiria superar suas dificuldades?
Quantas noites a geladeira foi a única saída para aplacar seu sofrimento?
Quantas pessoas te cobram comportamentos ditos "adequados" frente à comida?

Vem cá! Chega mais perto...
Quero te convidar para a Re-Volta do Corpo!
Não entendeu? Vou explicar!

É preciso construir uma outra VOLTA para seu CORPO, pois todas vividas até agora, provavelmente, atendem mais a demanda do mundo do que à sua própria demanda. Pare de olhar o que o mundo espera de você. Canalize suas energias para olhar o que você espera de si mesmo(a)!

Tarefa difícil? Não sabe como executá-la?
Tudo bem! Seja paciente e generoso(a) consigo mesmo(a)!
Toda mudança é processo, mas para que um processo seja vivido de forma consciente, é preciso preparar-se para este evento.

1º Passo da Preparação:
Pare! Sente em lugar confortável... Respire fundo... Mantenha a coluna ereta e relaxada...  Feche os olhos... Inspire e expire profundamente... E quando se sentir pronto(a), pergunte-se mentalmente, pelo tempo que for necessário:
COMO SERÁ MINHA VIDA QUANDO NÃO TIVER PROBLEMA COM MEU CORPO?

Imagino que esteja dizendo... "É fácil responder! Serei feliz quando não tiver problema com meu corpo!"
É mesmo? Então significa que só é feliz magro(a)! Sendo assim, deve ter sido feliz cada vez que conseguiu emagrecer. E porque engordou novamente, no famoso efeito sanfona?

Pois é... a resposta não é tão rasa assim. Vamos com calma. Pense com a cabeça e sinta com o coração. Retorne à pergunta:
COMO SERÁ MINHA VIDA QUANDO NÃO TIVER PROBLEMA COM MEU CORPO?

Talvez você descubra que o seu corpo da forma que está, lhe ajude a manter-se afastado(a) daquilo que de fato, é pesado carregar. Portanto, preparar-se para o evento do emagrecimento é muito mais do que comer menos e exercitar-se mais. Além desse cuidado, extremamente legítimo e necessário - nutrição adequada e exercício físico - outro aspecto que precisa ser incluído - nutrir e exercitar seus sentimento.

Quando aprende a nutrir seu sentimento, você cria condições para diferenciar o alimento do corpo do alimento da alma. Quando exercita seu sentimento, você cria condições para reconhecer o que verdadeiramente te alimenta do ponto de vista fisiológico e psicológico.
Para que esse aprendizado se estabeleça é preciso convocar a Re-Volta do Corpo e criar uma outra Volta para seu CORPO se expressar!

Laura Cavalcanti - Psicóloga
Projeto "Emagrecer dói?"

7 comentários:

  1. "Talvez você descubra que o seu corpo da forma que está, lhe ajude a manter-se afastado(a) daquilo que de fato, é pesado carregar"
    NA MOSCA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente está sintetizado nesta mensagem o grande conflito do excesso de peso. A conscientização é a maneira mais direta de "convocar a RE-VOLTA do corpo."

      Excluir
  2. Fico feliz que o artigo tenha trazido essa clareza, Eliane e "Anônimo"!
    Abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  3. Laura, você é ótima!!!!!

    ResponderExcluir
  4. andreia paiva02/02/2012, 10:42

    Amei o artigo,estou emagrecendo,e estou me transformando em uma nova mulher,parabens pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço o carinho e confiança, Eliane e Andreia.
    Beijos na alma

    ResponderExcluir
  6. A propia expresão do corpo, permite ja uma revolta. Sou feliz aqui e agora, com o corpo que tenho, nao posso deixar para ser feliz quando estiver magro, pois se estou infeliz agora, magro estarei infeliz do mesmo jeito. Quero e sou feliz agora como um ser humano "imperfeito" Um beijo grande. Fernando.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!
Participe ativamente e contribua para uma vida mais leve, mais livre e mais feliz!
Abraços carinhosos