Ninguém emagrece efetivamente sem reorganizar a vida e preparar-se para este evento. Emagrecer e ficar magro é uma condição que exige competência para lidar com a força imposta pela nova imagem corporal adquirida através do tratamento.
Martins – 1994

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pare de engolir a vida!


Desde quando você engole a sua vida?
Desde criança?
Desde adolescente?
Desde que casou?
Desde que separou?
Desde que começou a trabalhar?

Muitos são os momentos em que passamos a engolir a vida ao invés de saboreá-las...
Hora de parar e abrir a boca!
É isso mesmo! Não é fechar... é abrir a boca!
Diga a si mesmo tudo que ainda não foi dito.
Faça a sua catarse não pela descarga inócua, mas pela auto revisão.
Quando criança, você engoliu o choro...
Quando adolescente, engoliu a raiva...
Quando adulto, engoliu o desejo...

Por que será que está difícil emagrecer?
Pare de engolir, revise a sua vida e aprenda como saboreá-la.
É difícil? Procure ajuda... mas não desista de Si Mesmo!

10 comentários:

  1. Ouvi muito o tal do:engole o choro agora senão você vai apanhar pra chorar direito... Há um tempo atrás me vi repetindo mecanicamente a frase pra minha filha (tirando o apanhar e colocando o tal cantinho do pensamento).

    Lendo agora vejo como as coisas são visíveis e sutis aos mesmo tempo: mas inequivocamente sempre é tempo de mudar, experimentar ao menos, que cada bocado da vida é único...assim como cada refeição visual, paladar, cheiro, textura, temperatura e a realização de um desejo, de uma vontade de algo - a emoção, o afeto de nutrir-se por...).
    Amei a delicadeza e o despertar desta percepção em mim.

    Obrigada , Laura.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o caminho consistente, Mary... com delicadeza podemos,de fato, despertar nossa percepção.
    Beijos na alma

    ResponderExcluir
  3. Definitivamente entendo que não há outro caminho para assumir um corpo saúdavel,a não ser entendendo o que sinto e como sinto e o que fazer com sinto.Resumindo "idenficar e administrar os meus sentimentos"Obrigada por ser minha orientadora neste caminho. Perdi meu celular e estou sem agenda, e tive problemas na terça feira.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, Neo... não há outro caminho.
    Quanto ao celular... rsss. Resolvemos de outra forma.
    Beijos na alma

    ResponderExcluir
  5. Laura não sei se concorda mas mulheres da minha idade(55)eram criadas pra engolir a vida, o mundo era dos homens!!Aos 13 anos ouvi de meu pai "que ele tinha medo de mim",pois eu tinha cabeça do ano 2000.Hoje repenso minha vida e tento enxergar o que ocorreu no caminho,o que me fez involuir.Casamento, filhos, mudanças, não sei,ou sei,rsrs, mas sinto os efeitos no corpo a como sinto!!
    Vc mantém este programa em São Paulo,caso tenha gostaria de receber informações.Grata
    Regina.

    ResponderExcluir
  6. Regina, talvez seja interessante observar os limites entre você e as coisas do mundo... Quando experimentamos a vida muito misturada com o mundo, engolimos "coisas do mundo" sem perceber.
    Quanto ao S.E.I. - Sistema EmagreSer Integral, funcionamos no RJ, porém, existe o serviço de Atendimento online para atender a quem está distante da nossa cidade.
    Caso tenha interesse, convido a visitar o site para conhecer nosso atendimento mediado por computador.
    Abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  7. Todo dia eu penso, o que estou fazendo da minha vida, estu vendo o tempo passando e eu não tenho prazer em nada, vivo por q vivo, casada 2 filhos 33 anos. Ouvi minha sogra fando: Não lembro como criei meus 8 filhos e 2 netos, parei e pensei isso é vida, ela não lembra de quando era nova pq o tempo pra ela foi da familia e não pra ela, e vejo que estou indo do mesmo modo, triste. Tudo sou eu quem tem que resolver se não a casa a vida de 4 pessoas param. Queria ajuda pra carregar isso. Joana santos

    ResponderExcluir
  8. Joana, acredite... você pode mudar o rumo da sua história.
    Insista, não desista!
    Abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  9. Gostei da metáfora... engolir a vida! Talvez eu coma à noite de forma compulsiva pois é a hora que mais sinto falta da companhia de amigos ou de namorado ou de programa pra curtir pois vou dormir tarde! Só estou conseguindo emagrecer com muito custo, depois de uma fase de compulsão que na verdade foi uma forma de mascarar a depressão... e para sair da depressão o mais difícil tem sido desapegar das ilusões, mesmo sabendo que são ilusões!
    a comida nos mantem nessa prisão, na ilusão de que podemos tudo o que queremos, inclusive comer o que der vontade sem engordar.. Difícil essa renúncia ao prazer dos sabores da boca quando não há muitos prazeres mais para desfrutar...

    ResponderExcluir
  10. Talvez, seja importante procurar ajuda... você não precisa passar por tudo isso sozinho(a).
    Lembrar que a comida não nos mantém na prisão, ao contrário, é uma tentativa distorcida de nos manter afastada dessa possibilidade, pois enfrentar nossas dores nos dá uma falsa impressão de que vamos sucumbir ao sofrimento.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!
Participe ativamente e contribua para uma vida mais leve, mais livre e mais feliz!
Abraços carinhosos