Ninguém emagrece efetivamente sem reorganizar a vida e preparar-se para este evento. Emagrecer e ficar magro é uma condição que exige competência para lidar com a força imposta pela nova imagem corporal adquirida através do tratamento.
Martins – 1994

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Artigo em Destaque

Cardápio Psicológico Natalino




Final de ano! Hora de enfrentar os desafios da gastronomia natalina em meio às celebrações e confraternizações que lotam agendas seduzindo cada um de nós, à tentação da comilança.

Comer ou não comer? Eis a questão! O que Shakespeare diria sobre isso? O que você diria sobre isso?


Talvez nunca saibamos o que ele diria, mas podemos medir o tamanho do conflito no fragmento de um dos seus personagens... Hamlet.





“Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre?
Em nosso espírito sofrer pedras e setas?
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,?
Ou insurgir-nos contra um mar de provações?
E em luta pôr-lhes fim”


O conflito é sempre presente na experiência humana. Escolher é renunciar! Porém, essa travessia pode ser feita de forma amena, sem mergulhar profundamente nos padrões dramáticos Shakespeareanos.


Sendo assim, podemos atravessar os desafios natalinos e enfrentar as confraternizações sedutoras de final de ano sem nos levar ao lugar de sofrimento onde o maior prejuízo diz respeito à renúncia de um momento feliz.


Para tal, é necessário organizar um cardápio apropriado para ocasião – Cardápio Psicológico Natalino.

1. Escolha a sua ceia, não deixe que ela escolha você. Desfrute do prazer da compra do alimento. Evite compras antecipatórias, armazenando tentações. Compre devagar na medida de seus festejos.


2. Identifique e reconheça a diferença entre comida que mata a sua Fome e comida que mata a sua Vontade. Evite matar a Fome com alimentos que matam a Vontade.



3. Envolva-se na preparação de sua ceia, evitando a automatização da tarefa. Desfrute desse momento, observando sensorialmente os detalhes, tais como, aromas, texturas e cores.


4. Aposte nos detalhes estéticos. Evite se conformar com a premissa “Não tenho tempo!”. Arrume com carinho a sua mesa e desfrute desse momento de celebração. Você está saboreando a sua festa, portanto, se oferecendo um presente. Lembre-se: Você merece!


5. Comida é gostosa e merece ser tratada como tal. Para isso identifique se você está comendo comida ou comendo problema. Fim de ano é época de balanço e todo balanço traz confortos e desconfortos. Caso esteja comendo problema, fique certo que a comida será tratada como problema também. No final, você terá dois problemas, ao invés de um.


6. Comida não é problema, é prazer. Permita-se ao prazer e amplie suas possibilidades. Dessa forma, uma colorida salada ganha status de realização e, o doce ganha status de permissão responsável, é lógico! Lembrar que as confraternizações estão repletas de tentações.


7. Não se culpe pelo leite derramado”. O que passou, passou! Escolheu mal numa confraternização? Ok! 


8. Responsabilize-se por suas próximas escolhas, ao invés de paralisar diante da lamentação. Outras oportunidades surgirão e você terá a chance de iniciar o seu Cardápio Psicológico Natalino, com a dica nº 1: “Escolha a sua ceia, não deixe que ela escolha você.”


9. Faça do seu Cardápio Psicológico, uma experiência diária, trazendo para junto de você a parceria Comida/Prazer, expandindo sua vivência para além do Natal, espalhando por todo o Ano Novo.


10. Experimentou? Incorporou? Ok! Você está pronta! Aproveite os festejos de forma responsável e sem Culpa. Bom Natal! Nos encontramos no Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!
Participe ativamente e contribua para uma vida mais leve, mais livre e mais feliz!
Abraços carinhosos