Ninguém emagrece efetivamente sem reorganizar a vida e preparar-se para este evento. Emagrecer e ficar magro é uma condição que exige competência para lidar com a força imposta pela nova imagem corporal adquirida através do tratamento.
Martins – 1994

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Aqui e agora! - Campanha Afaste a Balança


Campanha Afaste a Balança
Relato de F. F. / Rio de Janeiro


Aqui e agora
F. F. relata:

"Houve um tempo em que eu fazia dieta e no meu banheiro tinha uma balança e todos os dias, até mais de duas vezes, eu me pesava e ficava presa a gramas perdidas ou adquiridas. Foi o pão, o refrigerante, a sopa de legumes, o bife grelhado, enfim eu me debatia repetidamente, o que eu teria feito para ganhar ou perder aquelas gramas. Eu não me dava conta de que aquilo era praticamente impossível de descobrir.
Houve um tempo, que melhorei um pouco, freqüentei um espaço de dieta e a cobrança da balança passou a ser só uma vez por semana. A minha ansiedade aumentava na medida que chegava a minha vez de pesar. Ia sempre dando desculpas, do que comi, do que não fiz e às vezes tinha a maior surpresa. Comia mais e emagrecia, seguia a risca a dieta e engordava.Aquilo me angustiava, então comecei a pensar, que os meus quilos adquiridos, não eram, só de alimentos e sim também de aborrecimentos, frustrações, decepções. Comecei a ter raiva da balança.
Houve um tempo em que comia, me arrependia, comia mais para me punir e me odiava ao subir na balança e ver o quanto eu tinha engordado. Entretanto não podia desistir, e sempre dizia aquela famosa frase “Ah, segunda feira eu começo, deixa eu me despedir” e começava, sim começava e na medida que passava a semana, já estava numa nova despedida, para recomeçar tudo na segunda feira.
Foi então que alguém me adicionou no grupo Emagrecer Integral, e um dia recebi uma resposta da psicóloga Laura, a um comentário meu onde eu reclamava da minha obesidade. Ela dizia que eu prestasse atenção que talvez eu estivesse carregando “quilos” de outras pessoas. Incrível como isso se encaixou em mim, como eu levava nas costas e me sentia responsável pelos problemas dos outros, querendo resolver tudo dos meus filhos, dos meus amigos, de quem precisasse de mim.  Percebi que isto era impossível, entendi que o meu controle alimentar tinha que ser para toda vida, que não adiantava o meu desespero, a minha cobrança em relação ao meu corpo, me pesando constantemente. Estou trabalhando na minha terapia o aqui e o agora, o que é meu e o que é do outro. Entendo hoje que não adianta me desesperar, afastei a balança da minha vida, só vou usá-la na presença do meu médico, e que realmente o mais importante é saber me alimentar adequadamente, e não me proibir de tantos alimentos, apenas comer como uma pessoa normal e equilibrada, pois é este o meu objetivo."

Participe você também, da Campanha "Afaste a Balança" e concorra ao Curso online "Emagrecer com a Psicologia" com Laura Cavalcanti, no lançamento do Portal virtual - Canal de TV Emagrecer dói.

Mais uma grande novidade, levando a Mudança até Você!

Clique aqui e veja como participar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!
Participe ativamente e contribua para uma vida mais leve, mais livre e mais feliz!
Abraços carinhosos