Ninguém emagrece efetivamente sem reorganizar a vida e preparar-se para este evento. Emagrecer e ficar magro é uma condição que exige competência para lidar com a força imposta pela nova imagem corporal adquirida através do tratamento.
Martins – 1994

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Controle X Domínio


Como ter as rédeas nas mãos?

Sempre escuto uma lamentação sobre a falta de controle. Em geral, nos cobramos uma postura controlada diante da vida e, no caso do equilíbrio corporal, nos cobramos principalmente, controle diante da comida. A palavra “controle” é usada com tanta facilidade que me faz refletir sobre o peso do seu efeito. Pense comigo... Quando você busca o exercício do controle, em geral, o que sente e como isso se reflete em sua vida? Ah... você deve estar pensando “Isso é minha obrigação! Devo me controlar se quero ter uma vida equilibrada!”

Será? Ouso questionar! Continue pensando comigo... Quando você tenta controlar a comida o que normalmente acontece? Hum... Quase escuto dizer “Uma verdadeira batalha!”. É isso mesmo! Uma batalha onde uma das partes será o vencedor, sendo que você é uma delas e a outra é a comida. Neste caso, para não sucumbir é preciso destruir e para tal, é preciso consumir. Desta forma, tentar controlar a comida é quase delegar a ela o poder de decisão. Um caminhar a passo lento em direção à mesa com o pensamento conflituoso entre permissão e restrição. Cada passo alimenta a ansiedade que, rendida chega ao seu destino, se entregando ao desencanto devorador e ao consumo desenfreado de tudo que a vida expõe em forma de comida.

Controle está ligado diretamente à restrição. Restringir é determinar o limite sob perspectiva externa, ou seja, ter um comportamento dito “politicamente correto” a fim de merecer um “lugar ao sol”!

Imagino que você esteja pensando... “Se não controlo, me descontrolo!”. Essa, talvez, seja a melhor forma de recomeçar. Considerando que o controle gera a ansiedade que devora, que tal imaginar como seria sua vida sem pressão da restrição? Parece assustador, porém, cada vez mais confirmo na prática clínica que abrir mão do controle e desobrigar-se da tarefa de garantir o futuro perfeito, criamos condição para conquistar algo que de fato, possibilita a construção do equilíbrio.

Abrindo mão do controle iniciamos uma jornada eficaz de experimentação das escolhas pessoais e aprendemos a escutar sensivelmente a nossa real vontade que detém conhecimento do nosso real equilíbrio. Essa é a transição do controle para o domínio, quando tomamos as rédeas em nossas mãos. Permita-se escolher. Aprenda a dominar suas escolhas e desenvolva sua responsabilidade sobre elas. Assim você descobre o que é melhor para si mesmo, usufruindo do equilíbrio real e possível! 

6 comentários:

  1. Ei Laura.. entendo perfeitamente o que quer dizer... mas sempre quando penso sobre isso, principalmente nos ultimos meses em que estou a todo o vapor com a RA, me pergunto... minha mente esperta nao pode passar a perna e ao se achar meio livre, sabotar tudo o que fiz ate agora? eu que faco a dieta dos pontos, como posso continuar eliminando peso sem o controle? entende? o emagrecimento é matemático, logo, como soltar as rédeas dos números? ai ai!

    ResponderExcluir
  2. Lô, não é uma questão de soltar as rédeas... é uma questão de aprender a segurar as rédeas sem que elas estejam rígidas e sem movimento.
    Controle é tensionante, ao contrário do domínio que nos permite flexibilizar escolhas de forma responsável.
    Sob controle a comida te gente.
    No domínio, você escolhe a comida e isso faz toda diferença.
    Abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  3. Laura, não posso ouvir falar em controle sem lembrar-me de minha mãe e do quão forte ela apertava minha mão e dizia entre os dentes "controle-se, Eliane" (credo) sempre que eu ousasse ser mais espontânea em qualquer área que fosse: na comida, nas alegrias, nos relacionamentos e etc. e ai de mim se não me "controlasse" UI!.....

    ResponderExcluir
  4. Continuando....hoje quando vejo que existe outra opção, no caso o domínio, fico feliz de poder fazer minhas próprias escolhas e não ter de passar pela vida cerrando os dentes para me controlar. Caramba!

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo, Eliane... você não precisa cerrar os dentes para se controlar.
    O domínio, ao contrário do controle, flui naturalmente porque parte de dentro de nós.
    Abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  6. Veio em boa hora! Um belo dia Laura!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!
Participe ativamente e contribua para uma vida mais leve, mais livre e mais feliz!
Abraços carinhosos