Ninguém emagrece efetivamente sem reorganizar a vida e preparar-se para este evento. Emagrecer e ficar magro é uma condição que exige competência para lidar com a força imposta pela nova imagem corporal adquirida através do tratamento.
Martins – 1994

terça-feira, 29 de maio de 2012

Para além da comida...


Certa vez, uma mulher foi a uma palestra depois de ter perdido 35 quilos em uma dieta. Ela se levantou na frente de 150 pessoas e, com a voz trêmula, disse:
- Sinto que fui roubada. O meu maior sonho foi tirado de mim. Eu realmente achei que perder peso mudaria a minha vida, mas só o que mudou foi o meu exterior. O interior ainda é o mesmo. Minha mãe está morta e meu batia em mim quando eu era criança. Ainda estou com raiva e solitária e agora não tenho nem as dietas para me motivar a seguir em frente.

Depois de esperar por toda a vida que a ternura e a beleza cheguem na forma de magreza ou paixão, pode ser devastador descobrir que nenhuma delas pode ser encontrada. Não quando a expectativa é de que vamos nos perder ou nos encontrar.
"Descobrindo o prazer além da comida" - Gene Roth


7 comentários:

  1. É exatamente isso q estou passando. Achava q só seria feliz quando emagrecesse, quando olhassem p mim na rua, quando pudesse comprar a roupa q eu quisesse. Pesava 124 kgs, hj tenho 74 mas o vazio continua. Perdi a minha bengala, a comida q me preenchia... Agora o vazio me consome. Dizem p eu parar de emagrecer, mas não, não quero. Quero continuar e emagrecer até q o vazio me consuma de vez. Acredito q só assim ele ficará saciado e parará de me atormentar.

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo esse livro, mts vezes me identifiquei e isso me assustou. Me descobri como uma comedora compulsiva e é realmente assustador ver que sua vida gira em torno da comida!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre fui magra e hoje em dia quero emagrecer e saberei como lidar com o emagrecimento, pq eu quero é ter saúde e isso não tem preço...

    ResponderExcluir
  4. Esse é o grande dilema. Tambem me sinto ainda vazia, continuo perdendo peso, tava com 104kg e hoje estou com 91kg. Ainda quero perder, as pessoas começam a me desconhecer. Tambem acho que estou sendo violada, que tá sendo tirado de mim o unico refúgio para um vazio que persiste em me atormentar, que é o fato de comer, mesmo que compulsivamente, Tive lados positivo, conheci uma pessoa maravilhosa, mas que não é da minha cidade, e ele vai embora, ai nem ele terei mais para servir de razão para algo. Talvez meu maior problema seja esse, sempre que faço dieta é na perspectiva dos outros. Confesso que me sinto muito bem quando as roupas voltam a caber em mim, quando volto a ir a praia, pq apesar do sobrepeso, minha gordura é bem divida e o fato de sempre ter feito alguma atividade física me ajudam a não ser flácida, mas tudo isso só tem uma razão: o outro que vai chegar e me dizer que estou muito bem. Isso é terrível, porque agora mesmo estou morrendo de medo, porque voltei a comer de uma forma que já não fazia a tempos. É como se no meio da estrada viesse alguem maior e me pegasse como um boneco e me colocase novamente lá no ponto de partida, sem me dar qualquer chance de defesa, é algo bem maior e mais forte que eu. Acho que ainda não estava preparada para o episódio do emagrecimento. Isso realmente me entristece. Aline Maria (Maranhão)

    ResponderExcluir
  5. Sei exatamente como se sentem! Isso também fez parte da minha história! É um grande desafio abrir mão de algo que esteve ao nosso lado por todo tempo, nos garantindo a companhia e a acolhida.
    Porém, é bom lembrar que, essa representação é uma ilusão.
    Devemos à comida a devolução para seu lugar de origem... o lugar de nutrição e prazer. Para isso, é preciso enfrentar um outro grande desafio... encontrar um lugar para o drama da vida.
    Quando damos às coisas, os seus lugares por direito, criamos condições para usufruir o que da vida existe de melhor... vivê-la!

    ResponderExcluir
  6. Perfeito Laura, mas como fazer isso? Estou acima do meu peso há mais de 20 anos. Quando emagreço um pouco mais, eliminei 8 quilos e como sou bem distribuída, já tenho ganhado muitos elogios. Acho que não aprendi a ser admirada e a gordura me esconde. Convivo com um marido alcoólatra e atribuo minha dificuldade de emagrecer a essa relação de quase 30 anos, da qual não desejo ainda abrir mão, mas que tem sido empecilho para minhas mudanças. Será?

    ResponderExcluir
  7. E de que forma seu corpo lhe ajuda a "sustentar" esse difícil desafio?
    Celeste, você pergunta como fazer isso...
    Talvez seja mais importante refletir "Para que fazer isso?"
    Dessa forma você começa a construir seu "bom motivo" e, a partir daí começar a saber "Como fazer"!
    Lembre-se que às vezes, fica difícil pensar e fazer sozinha e quando isso acontece é bom pedir ajuda.
    Beijos na alma

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!
Participe ativamente e contribua para uma vida mais leve, mais livre e mais feliz!
Abraços carinhosos