Ninguém emagrece efetivamente sem reorganizar a vida e preparar-se para este evento. Emagrecer e ficar magro é uma condição que exige competência para lidar com a força imposta pela nova imagem corporal adquirida através do tratamento.
Martins – 1994

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Saindo do casulo


Desde abril, quando completei 50 anos, sem me dar conta, me afastei das postagens aqui no blogger.
Não tem um motivo específico, mas de alguma forma, isso deve ter algum significado.
Sendo assim, respirei fundo e busquei nas minhas lembranças, o que estive fazendo nos dois últimos meses.
Penso que foi um tempo para encontrar comigo mesma nessa nova fase cinquentenária...
Muito a se pensar, muito a se sentir...
Tempo de se observar e identificar os saldos dos investimentos de uma vida...
Nesse meio tempo, estive postando no Facebook, como de costume, porém, também de uma forma mais contida, introvertida.
Considerando que o blogger é um espaço bem pessoal e que expressa minha trajetória profissional, compreendo porque aqui eu me calei. Percebo que foi um silêncio de quem entra no casulo para maturar novas experiências.
Saldo positivo! Estive, de fato, maturando...
E desse caldo, o fundamental se localiza no meu estudo sobre novos temas, ou melhor... antigos e conhecidos temas, em novas roupagens... mas sensível e mais profundo.
E é disso que quero falar com você!

Tenho mergulhado há muito tempo nos dilemas do corpo e suas respectivas superações e, nesse percurso tenho lidado com diferentes experiências, pessoais, sociais e profissionais. Tenho aprendido muito e desfrutado de grandes descobertas, dentre elas, a mais importante se encontra na confirmação de que a subjetividade é a única capaz de superar obstáculos. Por mais que existam ferramentas de transformação, estratégias, "receitas" e, até mesmo, "dietas", mudar o corpo é, em última instância, movimento particular de escolhas pessoais. De resto, seguir regras, normas e padrões, de nada valem, pois somos humanos e detemos o poder da escolha. Sendo assim, por mais que tentemos seguir, seguir e seguir, sempre falhamos... "ainda bem!". A falha, neste caso, nos convoca a reconexão com o essencial... Nossa forma particular de se apoderar do cuidado de Si.

Então, para fortalecer esse laço, pretendo compartilhar ensinamentos sobre um tema que me toma nesses últimos tempos... Vulnerabilidade e Perfeição!
Tenho estudado  a abordagem de Brené Brown, uma pesquisadora sobre vulnerabilidade, perfeição, vergonha e outros conceitos. Muito tem me acrescentado... e espero que acrescente a você, também.
Minha intenção é publicar alguns trechos do seu livro "A arte da imperfeição" a fim de levantar questionamentos produtivos.

Um convite para me acompanhar nessa jornada!
No próximo post, estarei publicando o primeiro trecho...
Estarei aguardando por você, num espaço de troca e reflexão!
Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!
Participe ativamente e contribua para uma vida mais leve, mais livre e mais feliz!
Abraços carinhosos