Ninguém emagrece efetivamente sem reorganizar a vida e preparar-se para este evento. Emagrecer e ficar magro é uma condição que exige competência para lidar com a força imposta pela nova imagem corporal adquirida através do tratamento.
Martins – 1994

quinta-feira, 7 de março de 2013

Acelerar perda de peso - Uma possibilidade real


Como profissional da psicologia interessada no tratamento das dores do emagrecimento, venho nos últimos anos pesquisando diferentes modelos de dietas. Gosto de estudar todas que são ofertadas à sociedade, para saber o que anda acontecendo em torno desse universo que insiste em deflagrar, o que podemos chamar de imediatismo sem fundamento e consistência.

Muitos são os modelos, cada um defendendo uma ideia diferente. No frigir dos ovos, muita coisa doida é sugerida... dieta disso, dieta daquilo, as mais surreais possibilidades. Ás vezes é muito difícil, me informar sobre o tema... em dados momentos me vejo tomada pela indignação, pois não são poucos os modelos, que descartam o que de mais sério deveria ser priorizado... a saúde humana, tanto física, quanto psicológica.

Considerando que o tema abrange, na maior parte das vezes, um público sedento por soluções e, de preferência, soluções mágicas (responsabilidade da escolha é algo a ser desenvolvido), temos aí o campo apropriado para persuasões de todos os tipos. A criticidade perde espaço, na medida em que, a ilusão e seus respectivos ganhos secundários, buscam manter-se à frente desta batalha. Que batalha? A batalha do "finge que eu acredito" e do "finge que é verdade". Isso tudo em nome de um desejo a ser alcançado sem real comprometimento na sua construção. Essa é a ponte perfeita para fazer desse campo, um campo mercenário a qualquer custo.

Buscando uma referência plausível para no contrafluxo dessa história, discutir o tema com sua devida importância, venho pesquisando seus meandros a fim de encontrar o caminho ou caminhos possíveis do emagrecimento.

Ressaltando que, como psicóloga, não tenho intenção de ultrapassar o meu campo de conhecimento e, portanto, invadir especialidades outras interessadas no mesmo tema, dou-me o direito de refletir e concluir a partir da minha experiência biográfica pessoal e profissional.

Observo, nos meus estudos, que o processo de emagrecimento ocorre por duas vertentes, sendo uma delas, o aprendizado sobre o "comer saudável" com todas aquelas orientações nutricionais que desenvolvem nossas habilidades para lidar positiva e produtivamente com a comida, onde o especialista da Nutrição, é o profissional adequado para gerenciar esse aprendizado. Alimentação equilibrada tende a eliminar, paulatinamente, o excesso de peso, salvaguardando todos os casos diferenciados que confirmam um relativismo, onde nem tudo é como pensamos, uma ordem universal. A segunda vertente do processo de emagrecimento recai sobre as variadas formas de aceleração de perda de peso, que esbarra  tanto em elogios, quanto em críticas. São aquelas propostas sustentadas por façanhas mil, que prometem perda de peso em curto espaço de tempo.

Eu, particularmente, venho desenvolvendo minha própria perspectiva diante dessa caldo de informação, baseada em minha experiência pessoal e minha experiência clínica que, nos últimos anos, me toma por completo. Acredito que seja possível ocupar o corpo sem o peso do sofrimento e, acredito também, calcada em estudos profundos, que o excesso de peso diz muito mais sobre a nossa vida do que imaginamos normalmente e, em geral, denuncia o quanto somos inabilitados para nos apropriarmos de nossas vidas em detrimento da expectativa do outro que nos aponta o dito fracasso... fracasso esse, que discordo. Defendo a ideia que, mesmo distorcidamente, estamos sempre buscando o nosso melhor. Sendo assim, não corroboro com a ideia generalizada de que ser gordo, em última instância, é efeito da auto punição ou auto destruição.

Dito isso, venho por meio desta, declarar que nos meus estudos, tive a oportunidade de legitimar um modelo consistente, que tanto abrange a possibilidade de aceleração da perda de peso, quanto sua devida integração à alimentação saudável e equilibrada. Modelo esse, que incluo a partir de hoje, na minha clínica, somando-o às outras ferramentas de trabalho, todas disponíveis à construção do caminho de leveza do corpo e da alma.

Concluí que não podemos fechar os olhos à demanda de uma aceleração de perda de peso, porém, é preciso ancorar a consciência no lugar de apropriação tanto do corpo quanto da vida, garantindo assim, a criticidade que possibilita uma escuta sensível a respeito do Si Mesmo, e como efeito, a dissolução do espaço ocupado pelo mercado do emagrecimento que ao invés de promover o cuidado de si, usufrui da vulnerabilidade de quem sofre dessa dor, em causa própria. Portanto, acelerar a perda de peso é possível desde que seja integrada à realidade humana do sujeito que, para além do emagrecimento, tem vida pós-meta alcançada.

A integração dos dois aspectos, tanto da aceleração de perda de peso quanto da alimentação equilibrada, na minha visão, mostra-se como ferramenta fundamental no processo de emagrecimento, desde que, priorizado o eixo psicológico como direcionador único e intransferível desse curso. Cabe ao dono do corpo, orientado por profissionais gabaritados, tomar posse de seu processo a fim de atender suas reais necessidades.

Como resultado final desse meu estudo, 
surge no Sistema EmagreSer Integral 
o tão esperado...
Programa Corpo inForma
Uma combinação revolucionária que integra 
orientação nutricional de impacto e orientação psicológica de suporte.

Quer saber mais? Entre em contato
contato@emagreserintegral.com.br
(21) 2432-8364

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!
Participe ativamente e contribua para uma vida mais leve, mais livre e mais feliz!
Abraços carinhosos