Ninguém emagrece efetivamente sem reorganizar a vida e preparar-se para este evento. Emagrecer e ficar magro é uma condição que exige competência para lidar com a força imposta pela nova imagem corporal adquirida através do tratamento.
Martins – 1994

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Recadinho para pai e mãe


É muito comum, na clínica, escutar a queixa de um adolescente que diz não se sentir compreendido pelos pais. Isso, num primeiro momento, pode ser confundido com a resistência, própria da idade, em receber um "não" como resposta. Porém, nem sempre é assim que acontece...
Tem momentos em que, realmente, o adolescente reage a natural frustração e isso é super saudável. Frustração é a forma de se preparar para vida como ela é. O mundo não permite tudo e diante das negações só nos resta aprender a lidar com elas. Por outro lado, é preciso uma fundamentação para que essas negações façam sentido.
As queixas legítimas que os adolescentes trazem à clínica, dizem respeito à falta dessa fundamentação.
Como aprender a lidar com as frustrações diante da ausência de uma referência razoável e contemporânea?
Quando o "não" é dito, é bom que ele esteja à serviço do diálogo, ajudando tanto aos adolescentes quanto aos pais, que nesse momento experimentam o esforço da construção do limite.
Diga "não" ao seu filho, mas não diga apenas o "não". Contextualize esse "não", para que o seu filho aprenda a compreender seus reais motivos. Em contrapartida, compreenda o pedido de seu filho para que seja possível ajustar os limites necessários. Lembrar que a adolescência traz consigo uma linda tarefa de questionar os limites que, na maior parte das vezes, está arraigado em padrões de gerações anteriores. Cabe ao adolescente apontar um novo horizonte, buscando atualizar as experiências sob a perspectiva de um novo olhar. Cabe aos pais reverenciar seus aprendizados, cada qual em seu próprio tempo, colocando-os a serviço de um novo diálogo. Caso contrário, afirmaremos o distanciamento entre pais e filhos e perderemos a oportunidade de construir um novo caminho, um caminho original.
Como diz o ditado popular... "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra".
A compreensão é uma via de mão dupla, onde cada parte tem seus motivos e seus anseios.
Uma relação arejada e saudável, acolhe essa via e trafega com olhos e ouvidos atentos para as devidas argumentações.
Quanto ao resultado... o que imagina que pode acontecer quando ambas as partes se abrem para escutar com a garantia de serem escutados?
Dialogue, compreenda, estabeleça limites mas não esqueça de ampliar seu horizonte.  O caminho pode ser um grande presente de amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!
Participe ativamente e contribua para uma vida mais leve, mais livre e mais feliz!
Abraços carinhosos