Ninguém emagrece efetivamente sem reorganizar a vida e preparar-se para este evento. Emagrecer e ficar magro é uma condição que exige competência para lidar com a força imposta pela nova imagem corporal adquirida através do tratamento.
Martins – 1994

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Insight de uma cliente...


Veja se consegue imaginar os efeitos desse insight sobre a mudança do seu corpo...
Como você identifica sua "intenção positiva" quando tenta cuidar do seu emagrecimento?
Como você identifica sua "luz e sombra" no seu processo de emagrecimento?

Logo abaixo, você vai ler um depoimento enviado por um cliente, numa experiência familiar.
Disse a cliente:

Laura, estou maravilhada!
Estive refletindo sobre a "intenção positiva" e a ideia de " luz e de sombra".
Eu peguei uma situação real minha mesmo, uma questão minha mesmo e comecei a refletir sobre ela e a observá-la por meio da intenção positiva e das luzes e sombras!
Laura eu não conheço direito a obra de Ken Wilber não, mas o pouco que tenho conhecido tem me deixado maravilhada! Tinha uma situação particular minha com minha filha que vinha me deixando muito chateada, mas que eu não sabia como lidar com ela e além do mais estava começando a me culpar por conta disso.
Deitei na minha cama e fui refletir sobre ela.
Laura, a primeira coisa que consegui foi me livrar da culpa. Laura, como a culpa paralisa a gente! É incrível isso!
Eu comecei a refletir e percebi que eu estava "presa" na seguinte situação:
* Por um lado me sentia frustrada por não estar conseguindo educar minha filha. É que do jeito que eu estava tentando fazer com ela não estava resolvendo, só estava piorando as coisas.
*  Por outro lado estava me sentindo culpada por pensar que cobrando dela do jeito que eu estava cobrando eu estava sendo injusta, que não estava sendo uma boa mãe.
Então simplesmente estava me vendo sem saída e presa em minha culpa porque de todo jeito que eu fizesse era culpa na certa. Ou por achar que não estava exercendo minha função de mãe de educá-la ou por achar que estava sendo uma mãe malvada com ela rsrs
Laura, refletindo eu pude perceber que minha intenção era sim positiva e que o mapa que eu estava seguindo é que estava distorcido. Minha intenção era boa sim, pois eu estava tentando educar minha filha, minha intenção era a de cuidar dela, só que eu não estava conseguindo traçar um caminho que me levasse a isso de fato. Reconhecer a positividade de minha intenção já retirou um fardo enorme das minhas costas, porque antes eu já estava até me rotulando por ser uma mãe ruim e talz e isso em nada estava ajudando.
Em seguida, pude me abrir para pensar:" se isso não está funcionando, será que houve alguma outra coisa que eu fiz em outra época, outro dia que funcionou? Ou mesmo alguma ideia do que eu possa tentar e ver se funciona?
Então Laura, eu lembrei de coisas que fiz em outra época e que funcionaram e consegui resolver a situação!
Foi uma experiência mais que positiva, foi 10!
Beijos
(L. M. B. - Uma cliente querida)

2 comentários:

  1. Foi muito produtivo este depoimento. É sempre assim quando levamos somente para nós a solução dos problemas que envolvem duas pessoas. O caminho inicial e nos absolver da culpa, fonte de toda tristeza e paralisia. Parabéns a vc que conseguiu.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Rosa... o peso da culpa acaba paralisando nossas ações produtivas. Esse é um dos resultados de uma boa terapia... dissolver a culpa e abrir espaço para realização.
    Beijos na alma

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!
Participe ativamente e contribua para uma vida mais leve, mais livre e mais feliz!
Abraços carinhosos