Abandonar o perfeccionismo
Diz Brené Brown:
"Recebi um e-mail que dizia: 'Acho que não tenho problemas com vergonha, mas se você algum dia fizer algo sobre perfeccionismo, serei a primeira da fila'. Sua despedida era seguida por uma frase curta que dizia: 'P.S.: Vergonha e perfeccionismo não são relacionadas, são?'.
Eu lhe respondi e expliquei a relação entre vergonha e perfeccionismo: onde existe perfeccionismo, a vergonha está à espreita. Na verdade, a vergonha é o local de nascimento do perfeccionismo.
Adorei a resposta que ela me enviou em seguida: 'Seria bom se você falasse sobre isso. Minhas amigas e eu temos consciência da nossa luta contra o perfeccionismo mas não nos preocupamos com vergonha'.
Não nos preocupamos com vergonha. Você não acreditaria quantas vezes já ouvi isso! Eu sei que vergonha é uma palavra assustadora. O problema é que quando não nos preocupamos com a vergonha, ela se ocupa da gente. E um dos caminhos que ela usa para entrar na nossa vida passa pelo perfeccionismo.
Como perfeccionista em recuperação e aspirante a 'boa-o-bastantista', descobri que é extremamente útil derrubar alguns mitos sobre perfeccionismo para que possamos desenvolver uma definição que capture com precisão o que isso é e o que faz às nossas vidas.
Compreender a diferença entre esforço saudável e perfeccionismo é essencial para largar o escudo e retomar sua vida.
Para superar o perfeccionismo, precisamos ser capazes de reconhecer nossas vulnerabilidades ao sentimento universal de vergonha, crítica e culpa, desenvolver resiliência à vergonha e praticar autocompaixão.
Perfeccionismo nunca acontece no vácuo. Ele afeta todos à nossa volta. Nós o transmitimos para nossos filhos, infectamos o local de trabalho com expectativas impossíveis e sufocamos amigos e familiares. Ainda bem que a compaixão também se espalha rapidamente. Quando somos bondosos conosco, criamos um reservatório de compaixão que podemos compartilhar com os outros. Nossos filhos aprendem a ser compassivos nos observando, e as pessoas à nossa volta sentem-se à vontade para serem autênticas e conectadas."
Agenda de Agosto
EmagreSer Integral
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!
Participe ativamente e contribua para uma vida mais leve, mais livre e mais feliz!
Abraços carinhosos