Ninguém emagrece efetivamente sem reorganizar a vida e preparar-se para este evento. Emagrecer e ficar magro é uma condição que exige competência para lidar com a força imposta pela nova imagem corporal adquirida através do tratamento.
Martins – 1994

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Novo Batom da Chanel

A Chanel lançou em 2011 a Coleção Rouge Coco,que conta com um batom macio e acetinado, que desliza suavemente nos lábios. O sucesso foi tanto que a grife francesa resolveu lançar um novo batom Rouge Coco Shine, só que dessa vez  com 25 tonalidades apaixonantes que prometem agradar até a consumidora mais exigente.
O novo batom é inspirado no clássico Rouge Coco, os modelos vêm em um invólucro preto com design simples e chique, aparado com um anel dourado. Seguindo o mesmo conceito chique e luxuoso.A Coleção Rouge Coco Shine traz o logo emblemático da Chanel. Para adaptar-se à textura fluida do produto, um mecanismo foi criado para facilitar a aplicação e manter toda a qualidade do produto, dia após dia.
O novo batom Rouge Coco Shine é extremamente macio e derrete ao ser aplicado nos lábios, proporcionando uma sensação única de conforto, prazer e luminosidade. Sua textura se torna fluida durante a aplicação, deixando os lábios naturalmente vivos.
Isso porque o produto é feito com uma mistura de derivados da cera à base de plantas e de fitosterol. Em tonalidades delicadas e intensas. Sua fórmula contém também o complexo Hydratender, que garante maciez e hidratação por até oito horas seguidas.
Fonte: Toda Perfeita

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Nutrição e Prazer

Pergunta ao Divã
"Tenho que parar de olhar alimento só como prazer e vê-lo como fonte de NUTRIÇÃO!
Na verdade, a gente sempre sabe o que fazer, mas não faz por que?" (A.P.)

Resposta do Divã
Nutrição... nutrir o que? Por que? 
Prazer... prazer de que? Para que?

Nutrir o corpo e a alma inclui o prazer porque somos seres integrados que precisam de comida e afeto. Quando um desses aspectos não é atendido buscamos, normalmente, a compensação no outro, ou seja, quando nos falta comida buscamos afeto e quando nos falta afeto buscamos comida.

Observe na sua alimentação, o que de fato você precisa, no momento em que busca se nutrir. Será que é isso que está impedindo aplicar aquilo que sabe? Talvez seja necessário, em primeiro lugar, observar o que nutri seu corpo e o que nutri sua alma. Será que você está alimentando os dois?

Quer perguntar ao Divã?
Cadastre-se

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Belt Purse – Tendência da Moda

Pois é, para quem achava a pochete um acessório dos mais bregas, vai ter que dar o braço a torcer… Isso mesmo, ela está de volta ao cenário fashion! A nova pochete ou Belt Purse, como é mais conhecida, voltou a ser uma das grandes apostas dos estilistas. Hit dos anos 80 e 90, as por muito tempo renegadas, pochetes, foram vistas em grande parte das últimas coleções e desfiles internacionais; se inserindo – para o desespero de muitas, que nunca foram com a cara do acessório -, novamente na moda, e como uma das principais tendências para as próximas temporadas! Na gringa, elas já fazem bastante sucesso. Será que a moda pega também aqui em terras tupiniquins? Vamos esperar pra ver.
Repaginada, a nova pochete chega com design bem mais feminino e descolado do que as encontradas na década oitentista. Ela é chamada de Belt Purse por parecer muito mais uma bolsinha com cinto, do que necessariamente com uma pochete; o que le confere um toque bem mais sofisticado e não tão casual como as suas antepassadas pochetes.
Para perder de vez a carinha cafona oitentista ou meio grunge desleixada, a nova pochete, Belt Purse, ganha agora ares de riqueza e muita sofisticação; sendo confeccionada com materiais de ótima qualidade e acabamento,além de formatos diferenciados, o que facilita com que agora caiam no gosto das mais antenadas. A novas reedições das pochetes, trazem modelos feitos de couro ou assemelhado, com texturas variadas, cores lindas e muitos detalhes, como metais, franjas e demais aplicações.
Desse modo, a Belt Purse se mostra versátil e pode ser o acessório perfeito para compor looks de diversas ocasiões, desde os mais descontraídos, quanto os elegantes e elaborados. Sim, a nova pochete pode te acompanhar naquele jantar fino ou na balada.
Em produções casuais, a dica é combinar a belt purse com peças de tecidos leves e fluidos, para marcar a silhueta. Se a proposta for um look requintado e ao mesmo com muita personalidade, a idéia é investir na nova versão da pochete, com vestidos glamourosos e peças mais sofisticadas.
Fonte: Toda Perfeita

Seja Inteiro!

Buscamos o corpo perfeito...
Na medida perfeita...
O emprego perfeito...
A viagem perfeita...
O amor perfeito...
A palavra perfeita...
O dia perfeito...
A hora perfeita...
A vida perfeita...

Por que?
Porque é desafiador incluir as falhas...
Porque é ameaçador compartilhar defeitos...
Porque é assustador reconhecer as próprias imperfeições...

Seja generoso(a) consigo mesmo(a).
Você é um Ser Humano, com os atributos e suas distorções.
A beleza de ser é se permitir à contínua construção.
Abra mão de ser perfeito(a)... Seja Inteiro(a)!

Inteiro(a) na grandeza de seu próprio Ser.
Seja quem é, evite buscar quem deveria ser.
Seja você!
Inteiro... Disponível para compartilhar a vida
Consigo mesmo(a) e com quem está do seu lado.
Acredite... Você pode ser amado com toda sua imperfeição!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Brinde especial!

 Um brinde à Teleconferência - Emagrecer Integral.
O encontro foi um sucesso!
Agradeço à iniciativa da Blessolutions, com a Margarida e Vera.
Grandes amigas e companheiras de jornada.
Agradeço a participação de todos e espero ter contribuído.
Foi um encontro com alma e coração.

Hoje a Dica é Especial!

Estaremos juntos, na Teleconferência, refletindo e construindo um novo caminho...
Emagrecer Integral
Você deve estar se perguntando...
O que tem de diferente nessa proposta?
De que forma isso pode me ajudar?
E pode estar pensando que você já sabe de tudo e mesmo assim, todo esse saber não tem lhe ajudado muito.
Também pode estar pensando que aqui, no "Emagrecer dói?", você já está encontrando tudo que precisa.
Ok! Você tem toda razão... aliás, quem pode saber mais de você do que você mesmo?

Só me resta tentar lhe ajudar a responder aquelas duas perguntas...
Emagrecer Integral é, realmente, uma proposta diferente. Ela fala de aspectos que na maior parte das vezes passa desapercebidos e vale a pena abrir espaço para a sua inclusão.
Isso pode lhe ajudar na medida em que organiza e estrutura os diferentes aspectos que interferem na busca de um corpo saudável.

Venha des-cobrir comigo esse novo prisma sobre a mudança do corpo e da vida!

domingo, 19 de junho de 2011

Yossi Loloi

Projeto de um fotógrafo italiano, capaz de imortalizar os corpos e 
transformá-los em ícones que são desestabilizadores e conscientemente diferentes .
Saiba mais




Qual a sua opinião?

Abóbora Assada

 Muito simples...
Lave a abóbora e seque para evitar que crie água quando for ao forno.
Corte fatias com casca e arrume no tabuleiro.
Tempere a gosto sem acrescentar sal ( ele faz criar água).
Aqui eu usei pimenta, manjericão e reguei com azeite.
Coloquei alguns dentes de alho. Assados, ficam ótimos!
 Depois é só levar ao forno.
Leva algum tempo para assar.
Vale a pena aproveitar o tempo de forno aceso para assar outras iguarias.
No final, lembre-se de acrescentar um pouco de sal.
Aqui eu espalhei um pouco de mostarda no fundo do prato.
O resultado é assim... Cor vibrante e sabor elegante!
Bom apetite!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Comer bem é comer sem culpa

Quando me formei há alguns anos, poucas pessoas sabiam qual era o papel do nutricionista. Podia-se até imaginar o que esse profissional faria em uma cozinha industrial, mas em um consultório? Porque alguém precisaria de ajuda para decidir o que iria comer? Algumas pessoas achavam até que o nutricionista iria ensinar as pessoas a cozinhar. Hoje, a maioria das pessoas sabe o que um nutricionista faz. É comum escutarmos no consultório: “Já sei tudo o que você vai me falar.” O crescimento da área da nutrição trouxe inúmeros benefícios: como a descoberta de nutrientes “novos”, como os fitosteróis, o licopeno, o ômega-3, e até de alimentos “novos”, como a linhaça e o amaranto. A questão é que a difusão dessas informações em larga escala trouxe uma consequência. O alimento passou a ser visto como uma “embalagem” para os nutrientes
Esse foco exclusivamente biológico dado para a nutrição fez com que dividíssemos os alimentos em duas categorias: os bons, aqueles que são saudáveis e, portanto, seriam permitidos, e os ruins, que fazem mal à saúde e estariam proibidos na nossa dieta. As pessoas pensam que, para comer bem, é necessário buscar a perfeição. Quando ingerem alimentos que receberam o rótulo de “proibidos”, é comum que elas se sintam culpadas, arrependidas e percam a vontade de manter uma dieta saudável. Passamos a viver um dilema alimentar: tentamos a todo custo saber o que faze bem e o que faz mal para saúde e queremos seguir as recomendações. Mas, quando está friozinho, queremos comer pipoca com manteiga e tomar chocolate quente (e que se dane a linhaça!). E depois vem a culpa e a tentativa de retomar uma nova dieta ou um ano de promessa sem chocolates…
Estamos ignorando dimensões muito importantes da nutrição: a cultural e a coletiva. Nós escolhemos comer determinada comida porque ela é gostosa, tem significado simbólico, remete a lembranças, expressa a cultura a que pertencemos, envolve nossas emoções, socializa. Dá pra imaginar um aniversário sem bolo? Ou aliviar a tristeza com alface? Ou ainda ganhar uma deliciosa caixa de farelo de aveia no Dia dos Namorados?
Ter uma alimentação saudável envolve encontrar o equilíbrio entre o que dá prazer e o que é necessário para manter o bom funcionamento do corpo. É comer quando se está com fome e parar de comer quando satisfeito. É saborear comidas gostosas e também incluir comidas não tão gostosas, mas que fazem bem a você. É exagerar eventualmente, mas também comer um pouco menos em alguns momentos, desejando ter comido mais. Comer bem é ser flexível, aprender a comer frutas, vegetais e cereais integrais e também a apreciar eventuais doces e frituras sem culpa.
A atuação do nutricionista envolve muito mais do que a prescrição de uma dieta ou a orientação de alimentos específicos com propriedades peculiares. Abarca também ajudar o indivíduo a respeitar seus sinais internos, dando foco em como o paciente come, e não apenas no que ele come.
Fernanda é coordenadora de nutrição clínica do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares da USP (Ambulim) e integrante do departamento de transtornos alimentares da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso)
Fonte: Portal Época

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Não quero ser modelo de 'gordinha'

A chef inglesa Nigella Lawson, que apresenta um programa de receitas na BBC, parecia ser uma mulher imune à obsessão de magreza da maioria das mulheres, mas não é.

Segundo o jornal Daily Mail, ela diz que uma mulher que fala que nunca se preocupou com seu peso ou nunca fez dieta está mentindo. "A diferença é que, quando quero perder peso, não quero ficar super magra", conta a chef, famosa pelas descrições "sensuais" de seus pratos na TV.
Apesar de sua aparente aceitação de seu corpo, ela diz que não quer posar de "modelo de mulher 'gordinha'" para as pessoas. "Mas se eu decidir perder peso, talvez vá desapontar alguém", conta.

Recentemente, Nigella foi fotografada num "burkini" (traje de praia que cobre todo o corpo, exceto o rosto) numa praia na Australia, aparentando estar tentando esconder o corpo acima do peso. Ela, no entanto, diz que estava apenas se escondendo do sol. Ela não gostou da foto, mas diz que "seria pior se ela estivesse de biquini".
Ela conta que a experiência de ver sua mãe lutando contra a anorexia e a bulimia a ajudou a acreditar que as pessoas não devem "deixar de ter prazer com a comida".
Fonte: Portal UOL

Sobrancelhas para cada tipo de rosto


Para ter um olhar perfeito e harmonioso não existe nada que ajude mais do que uma sobrancelha bem feita não é mesmo? Dizem que as sobrancelhas são as molduras dos olhos assim como o cabelo é a moldura do rosto, mas muitas mulheres ainda pecam na hora de fazer as sobrancelhas e por isso acabam detonando o seu look. Para ajuda-la nessa tarefa hoje iremos ensinar alguns truques para escolher o tipo ideal de sobrancelha de acordo com o formato do seu rosto.
As sobrancelhas realçam as expressões do olhar e por isso precisam estar perfeitas para deixar o seu rosto com uma fisionomia equilibrada .Vale lembrar que não existe um tipo de sobrancelha da moda, e não adianta querer uma sobrancelha igual a da atriz da TV só porque acha bonita. A sobrancelha deve combinar com o seu tipo de rosto e formato de olhos.
Na hora de fazer as sobrancelhas tome  muito cuidado quando for tirar os pelos. Qualquer fio arrancado de maneira errada pode detonar com o seu visual, já que as sobrancelhas levam meses para crescer.Por isso se você não tem habilidade procure sempre um bom profissional.

Confira abaixo algumas sugestões de sobrancelhas para cada tipo de rosto:
ROSTO OVAL: opte por sobrancelhas ligeiramente angulosas, com os fios mais arqueados.
ROSTO REDONDOevite as sobrancelhas finas demais , pois elas deixam o rosto ainda mais cheinho. O ideal é optar por sobrancelhas angulosas.
ROSTO QUADRADO: Opte sempre por sobrancelhas angulosas, retas com uma curva mais acentuada na ponta.
ROSTO LONGO: Use sempre o modelo de sobrancelhas mais retas e, horizontais.
ROSTO CORAÇÃO: A melhor opção para esse formato de rosto são as sobrancelhas angulosas ou curvadas.
ROSTO TRIANGULAR e DIAMANTE: Para esse formato de rosto a dica é apostar nas sobrancelhas mais arredondadas e levemente arqueadas.

Dicas de sobrancelhas para quem tem:
OLHOS PEQUENOS: É importante que as sobrancelhas estejam sempre  limpas na parte de baixo,pois isso levanta o olhar.
OLHOS MUITO JUNTOS: para conseguir o efeito visual de olhos mais separados limpe bem os cantos internos das sobrancelhas.
OLHOS SEPARADOS DEMAIS: O formato mais reto é ideal para esses casos,  limpe sempre o necessário nos cantos internos, evite arquear as sobrancelhas.
OLHOS GRANDES: nesse caso é importante optar por sobrancelhas fortes, por isso evite depilar demais os fios.

Extraído do Blog Toda Perfeita

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Teleconferência Gratuita via Internet

clique na imagem para visualizar melhor
Será um grande prazer estar com vocês refletindo sobre esse tema tão importante e tão mobilizador. Espero contribuir da melhor forma possível e tenho certeza de que todos os presentes irão contribuir também, pois a experiência do corpo e no corpo tem sido um dos grandes desafios evolutivos.Vamos juntos alterar o rumo da nossa história, libertando o corpo para uma expressão livre, leve e solta.A consciência agradece!
Abraços carinhosos e até lá

Peso na balança

Quando subimos na balança, estamos dizendo:
"Diga-me como devo me sentir em relação a mim mesma hoje".
Fizemos da balança um símbolo de autoridade, de valor. Se nos comportamos "mal", não há como negar, porque será revelado pela balança. Se fizermos o "certo", ao subirmos na balança, seremos recompensadas. A balança, como Deus, tudo sabe.
Uma balança, porém, é apenas uma balança - uma peça fria de metal, até lhe darmos algum poder. Nós a transformamos no instrumento que irá nos dizer se devemos ou não gostar de nós mesmas naquele dia. E fazemos isso quando aceitamos a crença social de que o certo é estar com o peso baixo, quando continuamos a nos pesar dia após dia. Como se você não pudesse perceber, pela maneira como suas roupas se ajustam ao seu corpo, se perdeu ou ganhou peso. Como se precisasse se punir para se obrigar a perder peso. Como se você não fosse um ser humano pensante, capaz de decidir por si mesmo como será o dia de hoje e como irá se sentir em relação a você.


Extraído do livro "Liberte-se da fome emocional", pg.143, de Geneen Roth
Eu... Assino embaixo!
E você?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Teleconferência - Palestra Gratuita

Teleconferência - Emagrecer Integral
No próximo dia 21 estarei apresentando palestra gratuita em teleconferência.
No conforto do seu lar ou onde quer que você esteja, estaremos juntos.
Em breve, trago as informações necessárias para a sua inscrição e participação.
Aguarde! Será um dia especial!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Amor X Gordura Corporal

O amor acontece totalmente independente da gordura corporal
Pense: se uma pessoa não tem a menor atração pela outra (que em geral já está apaixonada), não adiante emagrecer….O amor, a atração física, ou a afinidade intelectual  i dependem da proporção de gordura corporal. É claro que quando estamos apaixonados ficamos mais automotivados a nos arrumar melhor, a cuidar com mais atenção da alimentação e até retomamos o treinamento na academia, não é mesmo? Bem, só que daí a pensar que ao emagrecer aquele “carinha” (ou mina) vai passar a gostar de você, já é extrapolar as expectativas…
Apaixonar-se é um estado de êxtase, acontece quando menos se espera. Por isto mesmo é muito importante estar “sempre” pronto (a) para acontecer a paixão. Isso significa dedicar-se a si mesmo (a), não tanto como Narciso, mas ter como hábitos: se arrumar logo pela manhã como se hoje fosse o seu dia especial, dar atenção à qualidade dos alimentos a cada refeição e sempre manter em treinamento físico regular. Assim você nunca precisará “correr” atrás do prejuízo quando seu momento de paixão acontecer.
Bem, caso você ache que sua proporção de gordura corporal esteja acima do adequado, procure fazer uma avaliação da composição corporal, o Instituto Perfil Esportivo oferece este serviço a um custo muito baixo. E você ainda terá direito a 6 horas de palestras grátis para aprender como a alimentação, e os exercícios físicos, podem interferir na proporção de gordura do corpo. Sim, é possível emagrecer e manter-se magro (a), sem gastar dinheiro com medicamentos ou drogas e sem sofrer. Procure um especialista que o auxilie à mudar seu comportamento alimentar e motório (de movimento, exercícios físicos.) Experimente! Por outro lado, é muito importante você observar que, infelizmente, a mídia tem mostrado pessoas exageradamente magras na TV, nos jornais e revistas. Esta “magreza forçada” é tão prejudicial à saúde  quanto a obesidade, perceba que você já tem amigas que estão tratando de doenças como bulimia ou anorexia. Algumas pessoas são magrinhas por ser um biótipo delas, ou seja, já nasceram assim. E tiveram a felicidade de nascer assim nesta época em que a beleza estava nas mulheres rechonchudas sofreram muito.
E por pensar em biótipo é importante que ao invés de identificar “defeitos” em si mesmo (a), você fique eficiente em encontrar pontos positivos.
Para de reclamar das suas imperfeições e valorize a condição de saúde! Quando uma pessoa gosta da outra, de verdade, como um avô gosta de uma avó, como um pai ama a mãe, e vice versa, não há gordura corporal ou rugas na pele, que diminuam este sentimento. Amar é uam dádiva sublime, é superior à beleza fabricada pela mídia.
Claro que todos buscamos ser belos, mas esta busca deve ser leve e tênue (nunca uma obsessão) pois cada pessoa tem uma beleza própria, é um conjunto! Se o seu objeto do desejo passar a “querer ficar” agora que você emagreceu, vai dar para acreditar que foi devido à “uma paixão repentina?” Será que por você ter 2 ou 3% à menos de gordura corporal esta pessoa “passou a amar” você? Na maioria esmagadora das vezes não é verdade. Esta elação não vai durar nada e você vai sofrer de novo.
Quem ama mesmo, amo como a outra pessoa é, pois foi justamente a beleza dela que lhe chamou a atenção! Seja gordinha, magrelinha, nariguda ou orelhuda. Tem até um ditado que diz:” quem ama o feio, bonito lhe parece”. Por isso não importa se a nossa beleza não é exatamente aquela imposta pela sociedade. Nossa “cara metade” está por aí, esperando nos encontrar.
E se não está acontecendo uma paixão agora espere mais um pouco. O sentimento da paixão não “se cava” como faltas num jogo esportivo. Acontece. E esta é a melhor fase. Aproveite cada segundo mesmo que seja “esperando” pelo amor da sua vida! O mais importante é que você esteja feliz com a sua própria companhia. Pois não só as pessoas do sexo oposto, mas também seus amigos (a0, preferem estar ao lado de uma pessoa alegre, simpática e de bem com a vida. Pois tão importante quanto a beleza é seu “conteúdo” intelectual e emocional, pra ilustrar tem um outro ditado que diz: “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”. Seja feliz agora e não quando “tiver um namorado (a)”. Aliás, se não tiver um (a) neste mês de junho, dê um presente “show” pra você mesmo (a) e feliz mês dos namorados para você também!
Texto extraído do "Ciclofemini"
Profª Drª Cláudia Cezar
Doutora em Nutrição Humana Aplicada (USP)


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Para mulheres - Lenços e Formas













Para Pais e Mães

Sei que você deve olhar seu filho(a) com os olhos do coração... e se não é esse o seu caso, busque esse canal. Acredite neste canal formador desta criança que veio às suas mãos para ser capacitada à tornar-se um adulto consciente e vibrante.
Sei que suas intenções sãos as mais nobres possíveis e por isso estou reservando esse espaço para você.

Atenção na forma como 
oferece comida à sua criança!

Evite associar comida com premiação de bons comportamentos, por exemplo... "Se você comer todos os legumes, pode assistir à televisão."
Evite, também, associar comida com punição, por exemplo... "Você não comeu as verduras, então não vai ganhar a sobremesa."
Evite tornar o jargão "Raspe o prato", uma regra rígida e definitiva.
Evite comparar comportamentos do seu filho(a) com outras crianças, principalmente, em relação ao tamanho do corpo.
Evite conversar temas mobilizantes na hora da refeição, por exemplo... "Você só vai comer essa quantidade de salada? Você está comendo muita batata. Batata engorda."

Em contrapartida:
Facilite as escolhas do seu filho(a), permitindo que ele(a) expresse suas vontades sem correr o risco de ser julgado.
Negocie as escolhas, valorizando e incentivando o desenvolvimento do senso crítico do seu filho(a).
Invista no desenvolvimento da responsabilidade da escolha, mas lembre-se que no processo formativo, a criança está desenvolvendo o ferramental interno para filtrar as informações externas. Reconheça os limites da criança motivando seu desabrochar. Ela não só é capaz de aprender como também de criar seu próprio caminho. Basta que a gente seja capaz de apresentar as boas opções de maneira pró ativa.
Caminhe junte com seu filho(a) de forma generosa e acolhedora, porém, firme o suficiente para que ele(a) se sinta protegido(a) e amparado(a) no seu crescimento, incluindo a construção dos hábitos alimentares.
Alimento é mais do que comida. 
Alimento é afeto e quando este falta, 
tendemos à compensação com comida.

domingo, 5 de junho de 2011

A chave da autodisciplina

Como organizar seus hábitos alimentares

Em resposta à nossa enquete sobre disciplina alimentar

Imagino que esteja esperando uma direção para organizar seus hábitos alimentares. Você está certo(a) em criar tamanha expectativa. Em geral, tendemos a buscar no exterior, formas de solucionar aquilo que nos causa tanto sofrimento. Sei o quanto é difícil alterar comportamentos que se repetem ao longo da vida. Na repetição dita “negativa”, fortalecemos sentimentos mobilizantes, tais como frustração, decepção e fracasso. Alimentamos assim, um padrão de auto depreciação que cada vez mais, nos afasta da possibilidade de quebrar o ciclo e modificar o comportamento.

Estamos falando de hábitos alimentares e de toda dificuldade em equilibrá-los na promoção da saúde, incluindo o emagrecimento. Porém, essa perspectiva ultrapassa o campo da alimentação, englobando outros aspectos da vida que também pelo ato da repetição fomenta sua permanência improdutiva. Pense comigo... Você já manteve alguma experiência relacional mesmo sabendo que o vínculo não agregava valores à sua vida? O que determina sua insistência numa relação que está fadada ao insucesso? E quando se desfaz essa relação e, descobrimos mais a frente, que encontramos outro vínculo com o mesmo padrão... Por que repetimos esse velho conhecido padrão de relacionamento?

Percebeu? Estamos ultrapassando o campo da alimentação. Estamos ampliando nossa visão sobre a repetição dos nossos comportamentos e descobrindo o real impedimento para a autodisciplina. Toda experiência humana é regada por afeto, seja na relação ou na escolha da comida. Portanto, diferente do que se pensa, organizar hábitos alimentares não se limita às ações premeditadas de um cardápio racionalmente construído.

Ah! Você deve estar pensando... “Então não tem jeito. Não vale a pena montar cardápios!”. Nada disso! Montar cardápios é saudável assim como também é inteligente abandonar relacionamentos que nos fazem mal. Porém, é importante ressaltar que essas alterações comportamentais não acontecem por motivações racionais. Sabemos o que precisamos, mas algo nos impede a realização.

Que tal, ampliar nossa reflexão acerca da autodisciplina? Quando ela surge através da razão, sua orientação é mental, correndo o risco de ser engolfada pela crítica e pela rigidez, determinando categorias de “certo” e “errado”. É preciso integrar o campo sensível, o campo do coração que flexibiliza tais categorias, buscando um caminho personalizado, que considere dois aspectos importantes: o que me serve e de que forma. Nesse momento, dissolvemos padrões gerais, universais que determinam o que devemos fazer e como devemos fazer. Invertemos a posição da fonte disciplinar, que antes apontava uma direção de fora pra dentro, agora passa a ser uma orientação de dentro pra fora.

Complicou? Que bom! Alcançamos o nosso objetivo! Disciplina ajuda a transformar comportamento, porém, é preciso ter clareza de onde vêm os critérios disciplinares. Vem de fora ou de dentro de você? Quem sabe o que é bom pra você, senão você mesmo(a)? Preste atenção de onde vêm suas escolhas... Vem da mente? Cuidado, a mente “mente”.

Sendo assim, qual será a chave da autodisciplina?  Ela está no coração. Inclua seus sentimentos, confie. Você é capaz de decidir sobre sua vida, portanto, sobre sua comida e seus relacionamentos. A melhor organização, seja do comportamento alimentar ou de qualquer outro aspecto de sua vida, é proveniente da percepção generosa do seu coração que é capaz de escutar sua mente na expressão da sua verdade.

Autodisciplina, por fim, acaba sendo resultado de algo maior... Autoconfiança!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Afirmando a existência

Afirmar a nossa própria existência é,
amá-la e honrá-la de forma criativa e,
portanto, transformadora.